Curitiba

Tecnologia robótica melhora eficácia em cirurgias de prótese de joelho

O procedimento coloca uma prótese total no joelho para substituir a articulação afetada

 Tecnologia robótica melhora eficácia em cirurgias de prótese de joelho

Foto: Divulgação

Em Curitiba há menos de um ano o uso de uma tecnologia que conta com o auxílio de robôs em cirurgias ortopédicas tem surpreendido os médicos da área. O procedimento em questão é o de colocação de prótese total no joelho, que consiste na substituição da articulação afetada por um implante composto por peças metálicas fixadas ao osso. Com o sistema robótico a cirurgia que é bastante complexa tem se mostrado mais eficaz e precisa, conforme explica o médico ortopedista Fabiano Kupczik.

Segundo o ortopedista esse procedimento é indicado em pacientes com artrose, uma patologia que causa desgastes na articulação.

No Brasil a técnica é usada há apenas um ano e meio e cerca de 400 pacientes já foram operados com o auxílio do sistema robótico. Em Curitiba apenas dois hospitais oferecem a tecnologia. Apesar de ser possível adotar o procedimento apenas em cirurgias de reconstrução de joelho, o ortopedista acredita que muito em breve a tecnologia seja ampliada para outros procedimentos ortopédicos.

A cirurgia ortopédica com o sistema de robótica ainda não é oferecida pelo SUS.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.