COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Metaverso, robô colaborativo e varejo phygital prometem bombar no próximo ano

 Tecnologia será prioridade das empresas em 2023

Em meio à chegada de 2023, muitos empreendedores analisam a sua situação deste ano e pensam em novas estratégias para que, assim, sigam crescendo e tendo bons resultados. De acordo com uma pesquisa, realizada pela consultoria Sponsorb, com líderes nacionais, o grande desafio, neste momento, é aumentar o faturamento e a lucratividade das empresas.

O mesmo levantamento apontou também que 90% dos empresários pretendem aumentar os investimentos em tecnologia e digitalização para superar desafios. Além disso, 87% pretendem investir mais em soluções de tecnologia, ligadas à inteligência de dados.

E em se tratando de tecnologia, quais são as principais tendências do setor para 2023 e que devem receber investimentos das empresas? Pois bem, eu conversei com especialistas da área e pedi a eles que me apontassem algumas tecnologias que vão bombar no próximo ano.

A primeira delas é o uso de cartões corporativos e softwares de gestão, que são tecnologias indispensáveis para as empresas, pois além de gerenciar de forma prática as despesas com viagens, almoços, quilometragem e outros gastos, garantem a segurança nas relações entre funcionários e empregados.
No caso do robô colaborativo, essa tecnologia traz um conceito revolucionário ao permitir que humanos e máquinas compartilhem atividades em um mesmo posto de trabalho de forma segura. Além disso, proporciona mais flexibilidade, por ser facilmente reprogramado por qualquer pessoa.
Já em um cenário onde os profissionais precisam oferecer serviços completos para fidelizar consumidores, a plataforma one stop shop deve se destacar cada vez mais. Com essa ferramenta é possível encontrar no mesmo local, tudo o que é necessário para se trabalhar, contribuindo para atendimentos de qualidade.
E em 2023, poderemos ter ainda mais contato com uma das tecnologias que mais levanta expectativas, tanto no âmbito profissional quanto para instituições e empresas, como para o cotidiano pessoal, que é o Metaverso. Este ano já se pode observar um avanço na aplicação da tecnologia, que deve avançar ainda mais.

Também promete bombar em 2023 o varejo phygital. Investir em uma jornada de compra híbrida será indispensável no próximo ano. Além disso, tendências como social commerce e live commerce permanecerão marcando presença.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin