NacionalGeral

Telemedicina veterinária já é opção para acompanhamento de pets

Formato deve dar apoio a consultas presenciais e pode ser usado de diversas maneiras

 Telemedicina veterinária já é opção para acompanhamento de pets

Foto: Reprodução/Pixabay

O Conselho Federal de Medicina Veterinária regulamentou a telemedicina para atendimento animal. O formato está permitido desde junho e pretende facilitar o acesso aos serviços veterinários. Segundo Leonardo Napoli, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná explica que a telemedicina veterinária vai proporcionar um acompanhamento mais permanente da saúde dos pets pelos profissionais responsáveis.

De acordo com a regulamentação, o atendimento presencial continua sendo o padrão ouro e a telemedicina deve ser usada em casos específicos em que o atendimento remoto proporcione maior cuidado. Estão previstas a teleconsulta, a teleorientação, que acontece depois do atendimento presencial, a teletriagem, que avalia a situação e se o animal precisa de atendimento presencial, teleinterconsulta quando dois médicos veterinários podem trocar informações e opiniões entre si, telediagnóstico, com transmissão de imagens e exames, e ainda o telemonitoramento e televigilância, para acompanhamento contínuo do animal.

O advogado Frederico Glitz indica que a regulamentação cria uma nova opção mas a decisão pela telemedicina depende da avaliação do médico veterinário e do tutor do animal.

A resolução determina que, no caso de prescrições de medicamentos controlados, devem ser subscritos com assinatura eletrônica qualificada, por meio de certificado digital.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo