Temporada de verão no litoral do Paraná segue sem acidentes com embarcações

 Temporada de verão no litoral do Paraná segue sem acidentes com embarcações
Foto: CPPR/Divulgação

Até o dia 10 de março segue a Operação Verão da Marinha do Brasil. No litoral do Paraná, na região metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais o patrulhamento é de responsabilidade da Capitania dos Portos do Paraná.

Segundo a Marinha do Brasil, no verão, o índice de acidentes chega a quase 40% do total registrado em todo o ano. As lanchas e motos aquáticas são destaques nas estatísticas.

Segundo o Capitão dos Portos do Paraná Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, até o momento não houve registro de acidentes envolvendo embarcações na Operação Verão no litoral, o que faz com que o Paraná seja destaque entre os estados brasileiros

O Comandante Germano informou que as inspeções navais acontecem o ano todo, mas são incrementadas na temporada de verão. Para o patrulhamento os militares utilizam viaturas e lanchas.

Entre dezembro de 2018 e 10 de janeiro de 2019, 894 embarcações foram abordadas pelos militares da Capitania dos Portos e emitidas 68 notificações. No período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018 foram abordadas 972 embarcações e 44 notificações emitidas.

As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação.

Também são utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores das embarcações. Caso o passageiro de uma embarcação verifique alguma irregularidade ou registre um acidente no mar pode ligar para o telefone (41) 3721 1542 ou enviar sua denúncia pelo e-mail [email protected]

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem