Temporais provocam alagamentos no Paraná; acompanhe
A região sudoeste do estado é uma das mais afetadas
As fortes chuvas que caem no Paraná acompanhadas de ventania e granizo provocam alagamentos e destelhamentos desde a noite desta sexta-feira (27). Ao menos, 20 cidades registraram estragos apenas hoje (sábado, 28).
A região sudoeste do estado é uma das mais afetadas. Cidades como Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Marmeleiro e Boa Esperança do Sudoeste, Verê, Santa Izabel do Oeste e Flor da Serra do Sul, registraram alagamentos e algumas estradas ficaram interditadas na região.
Segundo o Corpo de Bombeiros, moradores mais afetados estão sendo retirados das casas e encaminhados para abrigos públicos.
No mais recente boletim, publicado no início da noite deste sábado (28), a Defesa Civil confirmou 382 pessoas desabrigadas apenas nas últimas horas. No total 10.800 paranaenses permanecem fora de casa, grande parte nessa situação desde o início do mês, quando a onda de tempestades começou.
Segundo a Defesa Civil, a situação tem sido monitorada com apoio do Corpo de Bombeiros e das equipes das defesas civis municipais das cidades diretamente impactadas.
Curitiba
A Defesa Civil da capital paranaense informou neste sábado (28) que a cidade a precipitação acumulada de 26 mm de chuva. As rajadas de vento chegaram a 48,6 km/h, conforme o Simepar.
Até o momento, foram registradas 1 ocorrência de fornecimento de lona, 1 ocorrência de queda de árvore, 1 ocorrência de risco de desabamento e 7 solicitações para queda de árvores.
Barragens
A Defesa Civil informou ainda que apesar dos transtornos nas cidades, a chuva não trouxe qualquer tipo de impacto estrutural nas grandes barragens de produção elétrica no Paraná.
A ENGIE Brasil Energia, que administra as usinas hidrelétricas de Salto Santiago, em Saudade do Iguaçu, e Salto Osório, entre São Jorge d’Oeste e Quedas do Iguaçu, esclareceu que ambas operam em perfeitas condições e dentro dos parâmetros de segurança. A empresa acompanha os níveis de vazão das comportas devido à possibilidade aumento significativo do Rio Iguaçu nas próximas horas.
Segundo o último informe da Engie Brasil Energia, o reservatório da Usina de Salto Santiago está com 89% do seu volume útil, enquanto a Usina de Salto Osório está com 94% do volume útil ocupado.
Mais chuva
O Paraná está em alerta para a ocorrência de fortes tempestades neste final de semana. Os ventos podem chegar a 100 km/h e o acumulado de chuva pode ser superior a 100 mm/dia. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e classifica o mau tempo como “grande perigo” para ao menos 237 municípios do estado.
O restante das cidades mais ao norte, noroeste e leste, incluindo Curitiba e região, também estão em perigo para possíveis estragos, porém, com menor intensidade.
Conforme o Inmet, há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Os alertas valem até o início da madrugada deste sábado (28)
Informações: Leonardo Gomes.