Temporal compromete abastecimento de água e luz, no oeste e noroeste

 Temporal compromete abastecimento de água e luz, no oeste e noroeste

(Foto: divulgação/Unsplash)

Foto: Copel

As chuvas intensas registradas nas regiões Oeste e Noroeste do Paraná causam falta de energia elétrica em diversas cidades do estado. Segundo a Copel, o temporal quebrou 286 postes e prejudicou 330 mil unidades consumidoras. Alguns pontos de produção e distribuição de água estão fora de operação.

A Sanepar instalou gerador em algumas unidades para que o abastecimento volte. Todo maquinário e equipamentos de grande porte nas mais de 3 mil e 400 unidades operacionais da Sanepar nos 346 municípios onde a Companhia atua precisam do fornecimento de energia. Em todo o caminho percorrido pela água há necessidade de motores, bombas, válvulas e sistemas de automação, e todos esses equipamentos utilizam energia elétrica. Por isso, quando falta energia, também pode faltar água.

A nova frente fria que avança sobre o Paraná forma áreas de instabilidade, com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos moderados nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste desde o início da madrugada. Em todo Paraná, a Copel registrou mais de 70 mil unidades consumidoras com o fornecimento de energia interrompido. Destas, cerca de 36 mil unidades consumidoras estão nas regiões Oeste e Sudoeste. Nestas regiões, a Copel está com 141 equipes nas ruas nesta manhã, trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia.

No momento, há 2 mil e 600 emergências para atendimento e a lista de estragos é grande: 53 alimentadores abertos, cerca de 110 postes quebrados e muitos cabos rompidos. No Noroeste, o número de postes quebrados já chega a 176. Todos os municípios que tiveram suas fontes comprometidas nesta quinta-feira já tiveram o fornecimento principal restabelecido. Porém, 35 mil domicílios estão sem luz nesta manhã, em cerca de mil e 800 ocorrências para atendimento.

O superintendente de Operação da Copel, Francis Alencar Prado, comentou que este foi um dos eventos com maior número de ocorrências registradas no Paraná.

A Copel lembra que, em dias de tempestade, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Também é possível enviar uma mensagem de texto SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Reportagem: Larissa Biscaia/Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem