Terceiro suplente do PDT toma posse na Câmara de Vereadores de Curitiba

 Terceiro suplente do PDT toma posse na Câmara de Vereadores de Curitiba

(Foto: Reprodução/ Diário Oficial do Município)

(Foto: Reprodução/ Diário Oficial do Município)

A Câmara Municipal de Curitiba dá posse ao terceiro suplente do PDT, Dalton Borba, nesta segunda-feira. Ele assume o lugar do vereador Professor Matsuda, que teve o mandato cassado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), em razão de troca de partido.

A suplência do PDT na Câmara foi declarada vaga em ato publicado na última semana no Diário Oficial do Município e, assim, o cargo pode ser preenchido. Borba ficou na terceira suplência do PDT. O vereador eleito pelo partido em 2016 foi Goura, hoje deputado estadual. Quando ele deixou o cargo para tomar posse na Assembleia Legislativa, o posto foi ocupado pelo primeiro suplente, Jonny Stica, que também pediu licença no fim de março deste ano para integrar o quadro da Fomento Paraná no governo do Estado. Segundo suplente do PDT, Matsuda tomou posse em 3 de abril. Mas o terceiro suplente, o professor universitário Dalton Borba, reivindicou que o TRE o reconhecesse como suplente legítimo do PDT, alegando que Matsuda havia passado um período de tempo desfiliado da legenda.

Em abril de 2018, durante a janela de troca partidária para as eleições, o vereador migrou para o Partido Pátria Livre (PPL) para disputar o cargo de deputado estadual e não foi eleito. Em 22 de novembro, pouco depois do resultado das urnas, Matsuda decidiu retornar ao PDT. Mas neste ano o diretório municipal do partido decidiu rejeitar a refiliação. Nesta sexta-feira (16), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, negou um recurso da defesa do Professor Matsuda e manteve a decisão do TRE.

Reportagem: Lenise Klenk/Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem