Testemunhas de acusação encerram depoimentos na ação que investiga obras no sítio de Atibaia

 Testemunhas de acusação encerram depoimentos na ação que investiga obras no sítio de Atibaia

Imagem reprodução – arquivo

Três testemunhas de acusação prestaram depoimento na tarde desta segunda (26) na ação penal que trata da propriedade do sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. No processo, o ex-presidente Lula é acusado de ter recebido vantagens indevidas da OAS, da Odebrecht e da Schahin, em forma de benfeitorias no sítio.

Foram ouvidos o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, apontado como operador de propinas do PMDB; o ex-executivo da Odebrecht Rogério Santos de Araújo; e o engenheiro da empreiteira Paulo Henrique Moreira Kantovitz. Encerradas as audiências da acusação, começam os depoimentos de testemunhas indicadas pelas defesas dos réus. Até o final de junho, aproximadamente 130 pessoas convocadas pelos 13 acusados do processo serão ouvidas pelo Juiz Sérgio Moro.

O primeiro depoimento está marcado para 7 de maio. Entre os depoentes está Fábio Luis Lula da Silva, filho de Lula. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi convocado como testemunha de defesa de Lula e presta depoimento em 28 de maio, por videoconferência. Lula também convocou a ex-presidente Dilma Rousseff, que será ouvida em 25 de junho, por videoconferência. Apenas depois de esgotadas todas as audiências com testemunhas de defesa é que os réus, entre eles Lula, serão interrogados.

Na denúncia, o Ministério Público Federal afirma que os recursos para a reforma no sítio de Atibaia foram contrapartidas de oito contratos da Petrobras. Quatro deles com a Odebrecht, três com a OAS e um com o Grupo Schahin. Advogados afirmam que Lula jamais praticou qualquer ato em benefício de empreiteiras durante o período em que ocupou a Presidência da República e tampouco recebeu qualquer vantagem indevida na forma de propriedades ou reforma de imóveis.

Segundo a defesa, Lula não é dono do sítio, que está registrado em nome dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar. Suassuna é sócio de um dos filhos do ex-presidente. Fernando Bittar é filho de Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas e amigo de Lula. Todos alegam que a propriedade era apenas usada pelo ex-presidente, que mantém uma amizade de 40 anos com a família Bittar.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem