Política

Texto principal da nova lei de zoneamento de Curitiba é aprovado na Câmara

 Texto principal da nova lei de zoneamento de Curitiba é aprovado na Câmara

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba foi aprovada em primeira votação nesta terça-feira (17) com 15 emendas. Das 72 apresentadas ao projeto original do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), 13 foram retiradas a pedido dos próprios autores e 44 foram rejeitadas. Entre os novos direcionamentos da ocupação do território municipal, está a tentativa de atrair para o Centro da cidade um número maior de moradores e diminuir a oferta de novas habitações nas pontas do eixo Norte-Sul. A discussão da proposta, que começou pela manhã, levou cerca de quatro horas, de maneira que a votação das emendas precisou ser feita no período da tarde.

A lei de zoneamento estabelece tamanhos mínimos e máximos de lotes, limites para uso do solo, além de tamanho, forma, altura e recuo de edificações. O projeto prevê que bairros como o Boa Vista e o Santa Cândida, na região Norte, e o Pinheirinho, na região Sul, tenham um comércio mais fortalecido, para aproveitar o sistema de transporte público nas canaletas exclusivas dos ônibus.

Segundo o coordenador da revisão de zoneamento no Ippuc, Alberto Paranhos, ao fomentar o uso habitacional do Centro – com limites maiores de construção para essa finalidade –, a intenção é equilibrar a relação entre o número de imóveis residenciais e comerciais.

Um dos trechos polêmicos da lei original dizia respeito ao uso do recuo da calçada como estacionamento. O projeto original proíbe essa finalidade, atualmente permitida para comércios de bairro. Para o Ippuc, o estacionamento coloca a vida do pedestre em risco. Mas os vereadores aprovaram uma emenda que flexibiliza a regra.

Mesmo na base de apoio ao governo municipal, o presidente da Comissão de Urbanismo, Serginho do Posto (PSDB), defendeu a liberação do uso do recuo para estacionamento, quando não for necessário “para a ampliação do sistema viário”.

Para a Prefeitura de Curitiba, os destaques da nova Lei de Zoneamento são o aumento da habitação na Zona Central, a viabilização da Conectora 3 (ligando o Hauer ao Caiuá), o incentivo ao desenvolvimento do Vale do Pinhão como área de uso misto (combinando residência, trabalho e serviços no Rebouças), a distribuição de mais empregos e serviços ao longo dos Eixos Estruturais e a conclusão da Linha Verde. O projeto vai a segunda votação na manhã desta quarta-feira (18) e depois segue para sanção do prefeito Rafael Greca.

Reportagem: Ricardo Pereira/Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia