Trabalhadores que tiveram pedido do auxílio emergencial negado tem até dia 12 de abril para recorrer

 Trabalhadores que tiveram pedido do auxílio emergencial negado tem até dia 12 de abril para recorrer

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A nova rodada do Auxílio Emergencial começou a ser paga nesta semana pelo Governo Federal. Mais de três milhões de paranaenses receberam o benefício entre abril e dezembro de 2020, no entanto, as novas regras deixaram diversos trabalhadores de fora. Aqueles que tiveram o pedido negado tem até o dia 12 de abril, a próxima segunda-feira, para contestar a decisão.

O advogado e doutor em Direito, Nasser Ahmad (ÁH-MAD) Allan, explica que quem recebeu o auxílio em 2020 e teve o pedido negado em 2021, pode contestar pelo portal Dataprev.

Para fazer a contestação, o trabalhador precisa verificar o status do benefício no site Dataprev ou pelos canais da Caixa. Ao confirmar que teve o benefício negado, é possível solicitar a contestação pelo site do Dataprev, informando o motivo. Depois, é preciso confirmar a contestação e aguardar o retorno, conferido pelo próprio site.

O advogado destaca que quem não recebeu o auxílio em 2020, não receberá em 2021, mesmo que se enquadre nos pré-requisitos originais.

Assim, o caminho seria uma ação judicial para tentar obter o benefício. Ele aponta que a, além do valor menor, o auxílio emergencial do ano passado permitia mais de um beneficiário por família.

Para o advogado, o valor não é condizente com a realidade brasileira de 2021.

O beneficiário também pode contestar caso receba uma ou mais parcelas e tenha o pagamento cancelado durante as reavaliações. Desta vez, o auxílio terá quatro parcelas, com valores que variam de R$ 150,00 a R$ 375,00, dependendo da composição de cada família.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem