ParanáCidades

Trabalhadores que usam motos têm mais chance de sofrer acidentes, aponta estudo do Sesi PR

A coleta de dados durou nove meses, com 215 empresas participantes

 Trabalhadores que usam motos têm mais chance de sofrer acidentes, aponta estudo do Sesi PR

Foto: DetranPR/ AEN (Arquivo)

Era para ser mais um dia de trabalho para a professora de natação, Juliana do Rocio dos Santos.

“Estava indo para o meu trabalho uniformizada, em uma velocidade confortável, 60 km/h, na BR do Parque Barigui indo para o bairro Água Verde. Estava na pista da direita, até que um carro branco na pista do meio simplesmente invadiu a minha pista para entrar numa rua à direita. Ele não sinalizou e só invadiu a minha pista para fazer a conversão indevida. Nisso, ele bateu na minha roda de trás. Eu perdi o controle da moto. O motorista viu que ele causou o acidente e, mesmo assim, seguiu o caminho”, diz.

Ela teve uma fratura na patela. O causador do acidente até agora não foi identificado. E Juliana entrou para a estatística.

Em média, os trabalhadores que vão de moto ao trabalho se acidentam três vezes mais do que quem vai de carro e até 30 vezes mais do que quem utiliza o transporte coletivo.

O dado preocupante faz parte do estudo “A Caminho do Trabalho: uma pesquisa sobre acidentes de trajeto no setor industrial do Paraná”, divulgado nesta quarta-feira pelo Sesi Paraná. O levantamento foi feito em parceria com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes e o Observatório Nacional de Segurança Viária.

A coordenadora de ações estratégicas do Sistema Fiep, Priscila da Paz Vieira, afirma que os homens mais jovens e com pouco tempo de empresa são as principais vítimas no trânsito.

“Empresas de menor porte são aquelas que apresentam uma maior taxa de acidentes por colaborador. O modo de transporte preferido pelos trabalhadores da indústria é o automóvel. O carro é utilitário. No entanto, a motocicleta é o modo de transporte com maior número de acidentes  relatados. Homens mais jovens e com menor tempo de empresa estão associados ao maior número de vítimas de acidentes. Aquelas indústrias que não realizam campanhas de sensibilização apresentam uma taxa de 67% maior de acidentes do que aquelas que as realizam”, explica a coordenadora.

Entre as medidas para evitar acidentes a caminho do trabalho estão ações mais específicas, como campanhas direcionadas aos motociclistas e ciclistas.

“Uma dessas sugestões é a realização de campanhas de sensibilização e em especial campanhas orientadas para jovens do sexo masculino e com menos tempo de empresa. Outra sugestão para contribuir para a redução do número de acidentes de trajetos são ações de sensibilização voltadas para ciclistas visando também a redução dos riscos de acidente. Uma outra é iniciativa que gostaria de destacar é em relação a realização de iniciativas de orientação às empresas para o registro dessas informações sobre acidentes”.

Juliana conta que voltou a andar de moto e que agora está mais cautelosa.

“Assim que eu voltei a andar de moto, percebi que as pessoas não estão prestando atenção na rua. O pessoal está muito perigoso. Então eu tomo o dobro, o triplo de cuidado pra continuar os meus caminhos”, reforça Juliana.

A coleta de dados desta pesquisa durou nove meses com duzentos e quinze empresas participantes, a maioria delas de médio ou grande porte em sessenta municípios paranaenses.

 O levantamento completo você encontra no site do SESI Paraná.

Confira o áudio dessa matéria:

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666