Especiais

Transplantes de órgãos batem recorde em janeiro no Paraná

 Transplantes de órgãos batem recorde em janeiro no Paraná

Foto: divulgação/SESA

Foto: divulgação/SESA

O Paraná bateu mais um recorde de transplante de órgãos neste ano e o melhor resultado da história. O Estado atingiu o índice de 50,9 doações de órgãos por milhão de população, número que é três vezes maior que a média nacional.

Em seguida, aparecem outros estados do Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O bom desempenho paranaense se dá, principalmente, a aceitação de familiares em doar os órgãos de parentes que morreram. Apenas 22% dos parentes de vítimas aptas a doar não autorizaram o procedimento neste ano.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Terezinha Badoch, as abordagens e a orientações recebidas por familiares por equipes capacidades contribuem para esse aumento.

No total, são 671 profissionais envolvidos e dedicados a salvar vidas na Central de Transplantes. Mas apesar dos números recordes, o país ainda tem muito que evoluir. A fila de pacientes à espera de um órgão é preocupante. São quase duas mil pessoas, entre adultos e crianças, que aguardam um órgão no Paraná. A maioria espera pelo transplante de rim e em seguida fígado.

No ano passado, foram 693 procedimentos de rim. O paciente consegue sobreviver com problemas nesse órgão, por causa disso, a coordenadora afirma que a fila para conseguir um rim sempre vai ser a maior.

A espera para conseguir um órgão chega a dois meses a dois anos no Paraná. A pessoa está apta a doar quando tem morte encefálica, com uma lesão muito grave, como um acidente de trânsito ou AVC. Acoordenadora reforça que é preciso falar mais do assunto e mostrar o interesse em ajudar o próximo.

No ano passado, o Brasil aumentou em 7% o número de transplantes e passou a ocupar o vigésimo oitavo lugar no ranking de países que mais doam órgãos. Espanha, que lidera a lista há 27 anos, tem um índice semelhante ao do Paraná. Por lá, são 48 doações por milhão de população.

Reportagem: Lorena Pelanda

Foto: divulgação/SESA
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba