Transporte coletivo de Curitiba registra mais de quatro mil “fura-catracas” por dia

 Transporte coletivo de Curitiba registra mais de quatro mil “fura-catracas” por dia

Foto: Ricardo Pereira/BandNews FM

Foto: Ricardo Pereira/BandNews FM

Mais de quatro mil pessoas utilizam diariamente o transporte público coletivo de maneira ilegal: sem pagar a tarifa. Os chamados ‘fura-catracas’ agora têm um perfil diferente: a maior parte deles é formada por usuários comuns do transporte. Ou seja, pessoas que costumavam pagar a passagem, mas que agora entram direto. Os estudantes figuram em segundo lugar.

O horário de maior registro de invasões vai das 13:30 às 17 horas. O levantamento é do Setransp. Para o diretor executivo do sindicato que representa as empresas de ônibus, Luiz Alberto Lenz César, os números são resultado da facilidade em invadir o ônibus e também da impunidade.

O prejuízo estimado ao sistema é de R$ 6 milhões ao ano. A estação-tubo mais invadida ainda é a Passeio Público, com uma média de 209 invasões diárias.

O número atual: 4.068 fura-catracas ao dia é 1,8% maior do que o registrado no último balanço, em março: 3.995 pessoas. O estudo revelou, também, que existe uma migração dos fura-catracas. Ou seja, quando operações da PM ou da Guarda Municipal são feitas em determinados pontos de embarque, os grupos passam a invadir estações próximas. A partir do mês que vem, um anteparo será instalado na estação-tubo Passeio Público, para dificultar o acesso dos invasores. Caso a medida funcione, será implantada em outras estações a partir de março.

Reportagem: Ricardo Pereira

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem