Trapiche da Ilha do Mel cede e prejudica a turistas e moradores

O trapiche que dá acesso à praia de Brasília, na Ilha do Mel no litoral do Paraná, continua com parte da estrutura cedida. No último domingo, 30 de dezembro, às vésperas do réveillon, o trapiche caiu quando cerca de 20 pessoas de excursões distintas esperavam a chegada das barcas. Antes de os turistas embarcarem, uma parte da estrutura, já perto da área de acesso às embarcações caiu. Os turistas conseguiram voltar em segurança para a areia sem que ninguém se machucasse. Mas horas depois, de acordo com a Associação de Moradores da Ilha do Mel (Animpo) uma idosa que se arriscou a passar pela ponte acabou caindo na areia.

Segundo a prefeitura de Paranaguá, município ao qual pertence a Ilha do Mel, o problema foi na sustentação que não suportou a quantidade de pessoas que estavam em cima da rampa. A reforma do trapiche é um pedido antigo dos moradores, o Instituto Ambiental do Paraná fez obras no local, mas de acordo com o vice-presidente da Animpo, João Marcos Gonçalves Haluch, apenas reparos pontuais foram feitos.

O Ministério Público acompanha a situação desde outubro do ano passado, depois que os moradores solicitaram a interdição do trapiche. No início de dezembro, o local recebeu obras de dragagem e a retirada de areia na parte flutuante.

Em nota, o Instituto Ambiental do Paraná disse que a estrutura que cedeu não faz parte das obras de dragagem, embora não apresentasse danos quando foram realizadas as últimas obras. Segundo o IAP, em razão da proximidade das festividades de final de ano, ocorreu o aumento de carga e descarga de produtos com peso superior que o trapiche suporta, e com o acúmulo de pessoas em cima do trapiche, a estrutura veio a ceder.

Nossa equipe tentou contato com a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), mas não há expediente no órgão na primeira sexta-feira do mês.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem