Travessia da Ilha do Mel deve ter catamarãs; entenda
O governo do Paraná publicou edital para contratar a elaboração de projetos e fabricação
O governo do Paraná publicou edital para contratar a elaboração de projetos e fabricação de embarcações do tipo catamarã, para a travessia entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel, no litoral do estado.
Veja mais: Serviços, turismo e indústria paranaense crescem acima da média brasileira
Um catamarã é um tipo de barco que possui dois cascos paralelos e ligados por uma estrutura chamada de convés. O edital prevê duas embarcações que vão operar nas rotas entre o Terminal de Embarque de Pontal do Sul e as comunidades de Nova Brasília e Encantadas.
A empresa que for contratada deve elaborar os projetos das embarcações com estruturas em alumínio naval, capacidade de transporte de no mínimo 70 passageiros sentados, no convés principal, e passageiros em pé, no convés superior, que deverá ser coberto. As embarcações devem ter entre 17 e 20 metros de comprimento e motor a diesel.
Estes catamarãs serão utilizados futuramente por uma empresa encarregada de operar a travessia, que também será escolhida por meio de edital. A licitação tem orçamento estimado em quase R$ 15 milhões (R$ 14.964.150,98) e terá sessão de abertura de propostas no dia 2 de janeiro, no portal de compras do governo federal.
Os critérios para definir o vencedor são a proposta de preços e a proposta técnica. Após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, a empresa vencedora terá um prazo total de 343 dias.
Os primeiros 140 dias serão dedicados aos projetos, com o primeiro catamarã devendo ser entregue em até 231 dias e o segundo em até 294 dias após o início das atividades.
Informações: Francine Lopes