PolíticaEleições 2018

TRE inicia treinamento de mesários para as eleições de outubro

 TRE inicia treinamento de mesários para as eleições de outubro

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Os cerca de 16 mil mesários que vão trabalhar nas eleições em Curitiba começam a ser treinados a partir do próximo sábado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Até o começo de setembro, 107 mil 324 mesários do Paraná, convocados pela Justiça Eleitoral, terão aulas em que aprendem como proceder durante o dia da votação, em 07 de outubro. As aulas duram em média uma hora e meia.

De acordo com o coordenador de comunicação do TRE, Márcio Jardim, durante o treinamento, os mesários assistem a um vídeo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com as principais informações do pleito e ainda fazem testes práticos com uma urna eletrônica.

Os mesários ainda aprendem de que forma devem agir em caso de não funcionamento da urna eletrônica ou do reconhecimento biométrico.

De acordo com o TRE, o número de mesários voluntários aumentou este ano. Em todo o Paraná são 50 mil e em Curitiba o número está em 10 mil mesários voluntários. Gabriel Alves Itame, tem vinte e nove anos e é a segunda que vai participar como mesário voluntário.

Ele conta que gosta de colaborar porque entende a participação como uma oportunidade de exercer a própria cidadania e assim, atuar no processo democrático. Além disso, ele vê o quão difícil é o envolvimento das pessoas e por isso, essa seria uma ajuda para corrigir a carência de pessoas que atuam nessa função.

O eleitor que quiser ser mesário voluntário pode entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral ou com a zona eleitoral e fazer um cadastro. Para este ano, todas as vagas já foram preenchidas, no entanto, o nome fica em uma espécie de lista de espera e em caso de necessidade, no dia da votação, essas pessoas podem ser chamadas para substituir mesários faltantes.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem