ParanáCidades

Trecho da praia de Matinhos será bloqueado para obras

Bloqueio é necessário para montagem da tubulação usada na Revitalização da Orla de Matinhos

 Trecho da praia de Matinhos será bloqueado para obras

Foto: Alessandro Vieira/SEDEST

Um trecho de aproximadamente 500 metros de extensão da praia do Balneário Flórida, em Matinhos, no litoral do Paraná, vai ser interditado nesta terça-feira (12), para o começo da instalação de tubos de aço. O bloqueio é necessário para montar a tubulação que vai ser usada para a dragagem da recuperação da Orla de Matinhos. A pista da Avenida Beira-Mar nesse local também vai ser bloqueada por um prazo indeterminado.

O responsável pelas ações é o Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação, e quem fiscaliza é a equipe do Instituto Água e Terra (IAT). O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, diz que a ideia é atender todos os municípios litorâneos.

O diretor de Saneamento e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, destaca que as obras também vão evitar os alagamentos no município de Matinhos.

O gerente de projeto do Consórcio Sambaqui, Elvio Torres, explica como vai ser o processo chamado de Linha de Recalque.

O início efetivo das obras, que começa com o aumento da praia, está previsto para junho, depois da interligação dos tubos de 12 metros cada. A rede vai ser utilizada para bombear areia e água da draga até a praia, promovendo aumento da faixa de areia.

Até o final deste trabalho de soldagem dos tubos na areia, a interdição do local aumenta gradativamente até chegar a cerca de 3 quilômetros de extensão. Placas de sinalização vão ser colocadas pelo consórcio para informar a interdição da praia e orientar moradores e turistas que visitam o Litoral, principalmente durante os feriados e finais de semana. O volume total de areia a ser colocado nos 6 km de praias de Matinhos vai ser de 2 milhões e 700 mil metros cúbicos, o equivalente a 210 mil caminhões, promovendo o aumento da faixa de areia em até 100 metros.

A obra de Revitalização da Orla de Matinhos vai ser realizada em duas etapas, num valor total de 500 milhões de reais. Também vão ser realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Pista da Br 277 liberada

Pista da Br 277 liberada

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas