ParanáCidades

Trecho da praia de Matinhos será bloqueado para obras

Bloqueio é necessário para montagem da tubulação usada na Revitalização da Orla de Matinhos

 Trecho da praia de Matinhos será bloqueado para obras

Foto: Alessandro Vieira/SEDEST

Um trecho de aproximadamente 500 metros de extensão da praia do Balneário Flórida, em Matinhos, no litoral do Paraná, vai ser interditado nesta terça-feira (12), para o começo da instalação de tubos de aço. O bloqueio é necessário para montar a tubulação que vai ser usada para a dragagem da recuperação da Orla de Matinhos. A pista da Avenida Beira-Mar nesse local também vai ser bloqueada por um prazo indeterminado.

O responsável pelas ações é o Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação, e quem fiscaliza é a equipe do Instituto Água e Terra (IAT). O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, diz que a ideia é atender todos os municípios litorâneos.

O diretor de Saneamento e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, destaca que as obras também vão evitar os alagamentos no município de Matinhos.

O gerente de projeto do Consórcio Sambaqui, Elvio Torres, explica como vai ser o processo chamado de Linha de Recalque.

O início efetivo das obras, que começa com o aumento da praia, está previsto para junho, depois da interligação dos tubos de 12 metros cada. A rede vai ser utilizada para bombear areia e água da draga até a praia, promovendo aumento da faixa de areia.

Até o final deste trabalho de soldagem dos tubos na areia, a interdição do local aumenta gradativamente até chegar a cerca de 3 quilômetros de extensão. Placas de sinalização vão ser colocadas pelo consórcio para informar a interdição da praia e orientar moradores e turistas que visitam o Litoral, principalmente durante os feriados e finais de semana. O volume total de areia a ser colocado nos 6 km de praias de Matinhos vai ser de 2 milhões e 700 mil metros cúbicos, o equivalente a 210 mil caminhões, promovendo o aumento da faixa de areia em até 100 metros.

A obra de Revitalização da Orla de Matinhos vai ser realizada em duas etapas, num valor total de 500 milhões de reais. Também vão ser realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Reportagem Fernanda Scholze

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

BRs 277 e 376 terão restrições de tráfego no Carnaval

BRs 277 e 376 terão restrições de tráfego no Carnaval

Obras nas rodovias não serão concluídas até o feriado

Ônibus de Curitiba a Campo Largo não adota rota alternativa

Ônibus de Curitiba a Campo Largo não adota rota alternativa

Obras na BR-277, em São Luiz do Purunã, têm causado atrasos no trajeto.

Terminal de Contêineres abre novas vagas de estágio

Terminal de Contêineres abre novas vagas de estágio

Com média de efetivação de 76%, as oportunidades estão divididas entre Curitiba e Paranaguá

BR-277 não estará pronta para o Carnaval

BR-277 não estará pronta para o Carnaval

Esta é a previsão do DER para as obras nos quilômetros 39 e 41