Três estudantes da UFPR conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

 Três estudantes da UFPR conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: divulgação/UFPR)

Três estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Com 41 edições, essa é a principal competição brasileira da área.

Ao todo, a universidade foi representada por 70 estudantes. Os premiados foram Gustavo Dalazen, do curso de Matemática Industrial (prata); Vitor Gulisz, do curso de Bacharelado em Matemática (bronze); e Mateus Santos, do curso de Bacharelado em Física (menção honrosa).

Conforme a UFPR, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma prova difícil, se se equipara às competições internacionais. No nível universitário, as questões são complexas e vão além daquelas que geralmente se encontram nos livros tradicionais. Na primeira fase da OBM é aplicada uma prova objetiva eliminatória, com questões de múltipla escolha.

Na segunda fase, as questões são abertas, o que requer conhecimentos amplos e raciocínio dinâmico. Os medalhistas desta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática foram convidados a participar da Semana Olímpica, que será realizada, no ano que vem, em Natal (RN).

Além disso, também poderão concorrer a vagas na seleção brasileira para representar o país em competições internacionais.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem