Três municípios têm eleições no próximo domingo

Três cidades do Paraná vão eleger novos prefeitos no próximo domingo. Os moradores dos municípios de Congonhinhas, Japira e Rancho Alegre, no norte pioneiro, vão ter eleições suplementares para a escolha do prefeito e vice-prefeito. Devem comparecer às urnas cerca de 13 mil eleitores.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, as novas eleições devem ser realizadas sempre que houver, independentemente do número de votos anulados e após o trânsito em julgado, decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato do candidato eleito em pleito majoritário.

Em Congonhinhas, foram cassados o prefeito Luciano Merhy (PTB) e vice, Carlos Tansini da Silva (MDB). Eles tiveram os registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho deste abno, com base na lei da Ficha Limpa, por abuso de poder econômico praticado em 2008. Na cidade de Japira, o prefeito eleito em 2016, Walmir Wellington da Silva (DEM), faleceu no ano passado em um acidente de carro.

Por essa razão, o vice, José Geraldo Santos (DEM), assumiu a administração do município, mas foi cassado pela Câmara Municipal por infração político-administrativa. Em Rancho Alegre, na Região Metropolitana de Londrina, a chapa da prefeita Darlene do Prado Moreira (MDB) e do vice, Valter Aleixo da Silva (PDT), foi cassada por infrações na campanha de 2016.

Reportagem: Lorena Pelanda

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*