TRF mantém prisão de operador foragido que foi decretada pela Justiça Federal em Curitiba

 TRF mantém prisão de operador foragido que foi decretada pela Justiça Federal em Curitiba

Foto: Sylvio Sirangelo/ TRF-4

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região decidiu manter o decreto de prisão preventiva contra o operador financeiro David Arazi, considerado foragido. Alvo da fase de número 56 da Operação Lava Jato, de novembro do ano passado, Arazi mora em Israel e ainda não se entregou à Polícia Federal.

A manutenção da prisão preventiva foi uma decisão unânime da 8.ª Turma do tribunal, ao julgar e indeferir nesta quarta-feira (22) um habeas corpus impetrado pela defesa de Arazi, contra a decisão da 13.ª Vara Federal de Curitiba. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela suspeita de atuar como operador do ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque. Arazi teria oferecido a offshore Brooklet, em nome dele na Suíça, para depósito de valores recebidos por Duque em propinas.

O dinheiro seria proveniente do superfaturamento da obra de ampliação da nova sede da Petrobras em Salvador, na Bahia, em um imóvel chamado de Conjunto Pituba, de propriedade da Fundação Petrobras Seguridade Social, a Petros. Os advogados de Arazi pediam a revogação da ordem de prisão, alegando que ele estaria em Israel para cuidar da mãe, que está doente.

A defesa afirma que ele não fugiu, que as acusações estão fundamentadas apenas em depoimento de um colaborador, que os crimes apontados não seriam contemporâneos e que os argumentos para a decretação da prisão preventiva seriam frágeis. Segundo o relator dos processos relacionados à Operação Lava Jato no TRF, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, há provas de que foram realizadas dez transferências, num valor total de R$ 6,6 milhões para a conta na Suíça, com a intermediação do ex-diretor da Odebrecht Rogério Araújo.

A 8.ª Turma também indeferiu um habeas corpus impetrado pela esposa de David Arazi, Márcia Mileguir, requerendo autorização para ir aos Estados Unidos acompanhar o tratamento de saúde do filho. Ela responde por ser beneficiária e operar contas do marido no exterior. Márcia foi presa temporariamente na Operação Lava Jato e solta em seguida sob a condição de entregar o passaporte.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem