PolíticaEleições

TSE promete medidas para evitar filas no 2º turno

Filas foram registradas em todo o país neste domingo (02)

 TSE promete medidas para evitar filas no 2º turno

Foto: BandNews FM

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse, nesta terça-feira (04), que a instituição está tomando as medidas necessárias para evitar que os eleitores enfrentem filas no segundo turno das eleições. No domingo (02), diversas seções, em todo o país, registraram demora.

Aqui em Curitiba, eleitores chegaram a esperar perto de duas horas em alguns locais. As filas também foram observadas pela missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanhou a votação no Brasil.

Houve questionamento também a respeito da unificação de zonas eleitorais, em Curitiba. Isso fez com que pontos de votação fossem extintos. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná garante que não houve redução de urnas, no estado. O TRE reconhece, no entanto, que a readequação contribuiu para o aumento de filas.

Durante a abertura da primeira sessão do TSE após o primeiro turno, Moraes disse que os problemas que causaram as filas estão sendo equacionados com os tribunais regionais eleitorais. “O TSE já está planilhando e tomando todas as medidas necessárias para que as filas que ocorreram em algumas seções eleitorais não voltem a acontecer no próximo turno. Isso será realizado para que o eleitor tenha uma votação mais confortável”, afirmou.

No discurso, Moraes também destacou o aumento de candidatos negros e mulheres que foram eleitas para a Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, dos 513 parlamentares, 91 são mulheres, número que representa 17,7% do total. 27 dos eleitos se declararam pretos (5,26%).

Dos 156 milhões de eleitores que estavam aptos a votar, 123 milhões (80%) compareceram às urnas. A abstenção foi de 20,95%, número que está na média registrada em eleições anteriores, segundo o ministro. 

Foram registrados 118 milhões de votos válidos, 3,4 milhões de nulos (2,82% do total) e 1,9 milhão de brancos (1,59%). 

Fonte: Agência Brasil

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões