ParanáCidades

Tubulação para dragagem é colocada no mar, em Matinhos

Local está sinalizado, mas os banhistas precisam ter atenção

 Tubulação para dragagem é colocada no mar, em Matinhos

Foto: Denis Ferreira Netto

As linhas de tubos que vão ser utilizadas para a dragagem da praia de Matinhos, no Litoral do Paraná, começaram a ser colocadas no mar, neste domingo (05). Ao todo, serão dois quilômetros e 600 metros de tubulação no trecho marítimo, além de um quilômetro e 800 metros ao longo da orla, para espalhar a areia na praia. Os tubos soldados foram colocados na água no Balneário Flórida e, agora, vão ser transportados, pelo mar, até a praia de Caiobá, na altura da Avenida Paraná. Os trabalhos estão previstos ainda para este mês. O local está sinalizado, mas os banhistas precisam ter atenção, tanto na faixa de praia, quanto na área marítima.

Um comunicado foi emitido aos usuários de embarcações para que fiquem atentos à movimentação entre os balneários de Matinhos e o Morro do Boi, ao longo de mais de seis quilômetros, onde ocorrem as obras de recuperação da orla. As intervenções preveem o engordamento da faixa de areia em até 100 metros, em Matinhos. A linha de tubos soldados foi posicionada flutuando e ainda precisa ser ancorada e afundada. O processo é realizado por rebocadores, na área marítima, e por equipamentos na parte terrestre. O serviço depende das condições climáticas e deve durar cerca de duas semanas.

As Obras de Recuperação da Orla de Matinhos têm investimento de mais de 314 milhões de reais. As intervenções são necessárias por causa do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral, que comprometem boa parte da infraestrutura da região. Além do alargamento da faixa de areia, estão previstas estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem. Também serão feitas melhorias na pavimentação, plantio de árvores nativas e reposição da restinga.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666