Turistas terão acesso impedido no Litoral do Paraná durante o Corpus Christi

 Turistas terão acesso impedido no Litoral do Paraná durante o Corpus Christi

Foto: reprodução/ Prefeitura de Matinhos

(Foto: divulgação)

As prefeituras de Matinhos e de Pontal do Paraná, no Litoral do estado, anunciaram que durante o feriado de Corpus Christi, entre quarta (10) e domingo (14), o acesso às praias vai estar impedido para quem não for morador dos municípios.

Para entrar nas cidades será solicitado comprovante de residência, trabalho ou emergência médica. O decreto publicado pela prefeitura de Pontal do Paraná diz que a ação é conjunta entre os dois municípios e prevê barreiras policiais nas rodovias; tanto na PR-407, na estrada das praias, quanto na PR-508, que liga Alexandra e Matinhos; além da saída da balsa de Guaratuba.

A Operação visa o maior controle e prevenção ao aumento de casos da Covid-19 no Litoral. Depois que a prefeitura de Pontal do Paraná tornou público o decreto, nesta segunda-feira (08), o Departamento de Comunicação da prefeitura de Matinhos divulgou uma nota, em que cita a ‘barreira sanitária’, mas não faz referência a nenhum impedimento para a entrada de turistas de fora da cidade.

A nota diz apenas que os condutores e passageiros serão submetidos a aferição de temperatura e terão que preencher um questionário. O decreto da prefeitura de Pontal do Paraná diz que o bloqueio na entrada do município vai se estender do meio-dia de quarta-feira (10) até às seis da tarde de domingo (14). O horário do comércio não vai sofrer alterações.

A prefeitura destaca o “elevado número de veranistas” que esteve em Pontal do Paraná, nos últimos feriados e datas comemorativas. E cita números da concessionária que administra a BR-277 que indicam que a quantidade de veículos, no sentido Curitiba-Litoral, cresceu 300% nos feriados, “fato que potencializou os riscos de contágio local”.

A prefeitura de Pontal do Paraná declarou o Estado de Calamidade Pública no dia 11 de maio, o que autoriza a adoção de “medidas mais drásticas, por meio da utilização do Poder de Polícia, em defesa da saúde de toda a populaçäo”.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Pontal do Paraná tem 12 casos confirmados, quatro amostras em análise e quatro pacientes recuperados. Em Matinhos, são 10 casos, dois pacientes recuperados e seis amostras em análise. Os sete municípios do Litoral que compõem a 1ª Regional de Saúde do estado somam 149 casos e seis mortes pelo coronavírus. São 69 pacientes recuperados e 54 amostras em análise.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem