Paraná

UFPR: Após alta na pandemia, abstenção volta ao patamar histórico

Resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 14 de novembro

 UFPR: Após alta na pandemia, abstenção volta ao patamar histórico

Foto: twitter.com/UFPR

4.684 candidatos não compareceram para fazer a prova da primeira fase do Vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná, neste domingo (23). Isso significa que, dos 38.087 inscritos, o índice de abstenção chega a 12,30%.

O percentual de ausentes voltou ao patamar histórico. Nos dois últimos concursos, durante a pandemia de Covid-19, chegou a 41,6% (Vestibular 2021) e 29,32% (Vestibular 2022). O gabarito provisório será divulgado ainda neste domingo (23), a partir das dez da noite, no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Os candidatos terão prazo até as onze e 59 da manhã do dia 26 de outubro para apresentar eventuais questionamentos sobre o gabarito, o que deve ser feito em formulário específico, também no site do Núcleo de Concursos.

A prova foi aplicada em 11 cidades – Curitiba, Londrina, Joinville (em Santa Catarina), Cascavel, Maringá, Toledo, Guarapuava, Palotina, Paranaguá, Matinhos e Jandaia do Sul. É a primeira vez que a prova foi aplicada neste número de cidades, incluindo uma fora do Paraná. No ano passado foram 6 cidades.

A UFPR diz que o vestibular transcorreu em clima de tranquilidade. Foram 90 questões objetivas. O resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 14 de novembro. As provas da segunda fase acontecem nos dias 4 e 5 de dezembro.

O processo voltou a ser em duas fases nesta edição, depois de duas edições em fase única, por causa da pandemia de Covid-19.

6,2% mais inscritos

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esteve no Centro Politécnico, em Curitiba – o maior entre os 21 locais de prova – e passou em uma das salas pouco antes do início da prova para desejar boa sorte aos candidatos.

Em entrevista à imprensa, ele destacou o fato de o vestibular da UFPR ter aumentado em 6,2% o número de inscrições nesta edição, em relação à anterior. “Esta é uma boa notícia, num momento em que boa parte das universidades, e também o Enem, observam queda nas inscrições. A UFPR espera os novos calouros de braços abertos, em março do próximo ano”, afirmou.

Este ano a UFPR oferta para o vestibular 5.291 vagas, em 124 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, que têm 2.993 inscritos.

Fonte: UFPR

Avatar

Cleverson Bravo

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Erro processual anula julgamento realizado há dois anos, em Curitiba

Juiz do tribunal do júri ordenou intimação por WhatsApp, ao invés do sistema eletrônico

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Covid: Paraná comunicou Saúde sobre falta de vacinas em março

Curitiba suspendeu a imunização para pessoas a partir de 12 anos

Ponta Grossa deve liderar produção de cevada no Paraná

Ponta Grossa deve liderar produção de cevada no Paraná

Em 2024, a região deve aumentar em 10% a quantidade de hectares

Começam novas obras de contenção em União da Vitória

Começam novas obras de contenção em União da Vitória

Os serviços vão ser realizados em aproximadamente 580 metros no Morro da Dona Mercedes