Paraná

UFPR: Após alta na pandemia, abstenção volta ao patamar histórico

Resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 14 de novembro

 UFPR: Após alta na pandemia, abstenção volta ao patamar histórico

Foto: twitter.com/UFPR

4.684 candidatos não compareceram para fazer a prova da primeira fase do Vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná, neste domingo (23). Isso significa que, dos 38.087 inscritos, o índice de abstenção chega a 12,30%.

O percentual de ausentes voltou ao patamar histórico. Nos dois últimos concursos, durante a pandemia de Covid-19, chegou a 41,6% (Vestibular 2021) e 29,32% (Vestibular 2022). O gabarito provisório será divulgado ainda neste domingo (23), a partir das dez da noite, no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Os candidatos terão prazo até as onze e 59 da manhã do dia 26 de outubro para apresentar eventuais questionamentos sobre o gabarito, o que deve ser feito em formulário específico, também no site do Núcleo de Concursos.

A prova foi aplicada em 11 cidades – Curitiba, Londrina, Joinville (em Santa Catarina), Cascavel, Maringá, Toledo, Guarapuava, Palotina, Paranaguá, Matinhos e Jandaia do Sul. É a primeira vez que a prova foi aplicada neste número de cidades, incluindo uma fora do Paraná. No ano passado foram 6 cidades.

A UFPR diz que o vestibular transcorreu em clima de tranquilidade. Foram 90 questões objetivas. O resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 14 de novembro. As provas da segunda fase acontecem nos dias 4 e 5 de dezembro.

O processo voltou a ser em duas fases nesta edição, depois de duas edições em fase única, por causa da pandemia de Covid-19.

6,2% mais inscritos

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esteve no Centro Politécnico, em Curitiba – o maior entre os 21 locais de prova – e passou em uma das salas pouco antes do início da prova para desejar boa sorte aos candidatos.

Em entrevista à imprensa, ele destacou o fato de o vestibular da UFPR ter aumentado em 6,2% o número de inscrições nesta edição, em relação à anterior. “Esta é uma boa notícia, num momento em que boa parte das universidades, e também o Enem, observam queda nas inscrições. A UFPR espera os novos calouros de braços abertos, em março do próximo ano”, afirmou.

Este ano a UFPR oferta para o vestibular 5.291 vagas, em 124 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, que têm 2.993 inscritos.

Fonte: UFPR

Avatar

Cleverson Bravo

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666