UFPR divulga edital do vestibular 2017/2018, que terá bancas para cotistas antes da primeira fase

Foto: Divulgação / UFPR

O vestibular deste ano da Universidade Federal do Paraná terá duas principais mudanças em relação ao anterior. O edital já está disponível desde ontem (terça, 1º) no site do Núcleo Concursos da UFPR. Entre as alterações nas regras está o número de convocados para a segunda fase do vestibular.

Agora, para todos os cursos, o índice de convocados será o triplo do número de vagas. Antes, para cada curso havia um critério diferente. A outra mudança é na data da avaliação das bancas validam a autodeclaração de candidatos cotistas, quando ele diz se é preto, pardo ou indígena. Essa data agora será antes da aplicação das provas da primeira fase do vestibular.

De acordo com a reitoria da UFPR, a mudança vai possibilitar que alunos que tiverem o registro indeferido possam se inscrever para a concorrência geral e não percam o concurso.

No ano passado, quando a banca de validação de cotas começou a avaliar as declarações de pretos e pardos, 158 pessoas tiveram os registros indeferidos e não puderam fazer a prova. A avaliação da banca, que neste ano será entre os dias 9 e 20 de outubro, é baseada na cor da pele, textura dos cabelos e aspectos faciais. Também haverá pela primeira vez uma banca para validar candidaturas de indígenas. Essa avaliação é feita com base em documentação. Outra banca, também inédita, vai avaliar laudos médicos apresentados por candidatos inscritos para vagas destinadas a pessoas com deficiência. De acordo com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, as bancas foram implantadas para evitar fraudes.

De acordo com o reitor, não há como precisar se houve alguma fraude em outros vestibulares. Até este ano, a autodeclaração era o único mecanismo de controle das pessoas que tinham direito a cotas na universidade federal.

Como já ocorre desde 2015, a universidade vai destinar 50% das vagas para candidatos que cursaram ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme a lei de cotas, de 2012. Metade desses 50% é destinada a candidatos com renda familiar mensal bruta de um salário mínimo e meio por pessoa da. A outra metade é para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, independentemente de renda familiar.

Sobre o número de pessoas convocadas para a segunda fase, o reitor da UFPR afirma que a medida vai diminuir o número de provas discursivas a serem corrigidas, o que deve melhorar a qualidade das correções.

Para o vestibular do ano que vem, do fim de 2018, serão incluídas nas provas da primeira fase questões das disciplinas de filosofia e sociologia. As provas vão passar a ter 90 questões no total.

No edital deste ano, as únicas alterações no quadro de vagas, em relação ao vestibular anterior, se referem a cursos ofertados no Litoral. No Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil terão o número de vagas para o vestibular reduzidas de 40 para 32 cada em cada curso. Em Matinhos, o Setor Litoral vai suspender temporariamente a oferta de vagas no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. A previsão é retomar a oferta no vestibular seguinte, após uma reforma curricular para modernizar o curso.

As inscrições do vestibular da UFPR neste ano podem ser feitas exclusivamente pela internet, de 16 de agosto até às 11 horas da noite do dia 14 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 120 para candidatos regulares e R$ 119 para treineiros. No total, são 5.524 vagas – 4.734 para o primeiro semestre e 790 para o segundo, em 119 cursos. As provas da primeira fase são no dia 29 de outubro; e na segunda, dia 26 e 27 de novembro. O edital e outras informações estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos, o nc.ufpr.br

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem