UFPR divulga edital do vestibular 2017/2018

A Universidade Federal do Paraná divulgou no site da instituição o edital do vestibular deste ano e também apresentou novidades para a versão do ano que vem. De acordo com o edital lançado ontem (terça, 1º), as inscrições da edição 2017/2018 do vestibular da UFPR vão ser abertas no próximo dia 16 de agosto até às 23 horas do dia 14 de setembro.

A primeira fase do vestibular está marcada para o dia 25 de outubro e a segunda fase será dia 26 de novembro.  A inscrição deverá ser feita pela Internet, no site oficial do Núcleo de Concursos, que é o “nc.ufpr.br”. O valor da inscrição é de R$ 120,00 para inscrições normais e de 119,00 para “treineiros”, isto é, para quem quer praticar, mas não vai concorrer a nenhuma vaga.

O pagamento pode ser feito em agências do Banco do Brasil, casas lotéricas e o simples agendamento do pagamento no banco não é suficiente para a consolidação da inscrição. Neste ano, a validação do termo de autodeclaração dos candidatos, quando se diz se é preto, pardo ou indígena, será feita durante o concurso, entre a 1ª e a 2ª fases. Nas outras edições, a autodeclaração era feito durante a inscrição.

A edição 2017/2018 também vai reservar metade das cotas para pessoas com deficiência e para concorrer, o candidato deverá ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública. Outra novidade apresentada pela UFPR, no mesmo dia, foi a inclusão de questões Sociologia e Filosofia nas provas da primeira fase do vestibular a partir do processo 2018/19.

A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Cepe. A resolução aprovada prevê a inclusão de 10 questões, divididas entre as duas disciplinas. Com isso, a prova da primeira fase passará a ter 90 questões.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem