UFPR e Hospital de Clínicas terão que indenizar casal que perdeu filho por erro médico

 UFPR e Hospital de Clínicas terão que indenizar casal que perdeu filho por erro médico

Foto: Venilton Küchler/AENotícias PR – Arquivo

A Universidade Federal do Paraná terá que indenizar um casal que perdeu o filho por erro médico. O valor da indenização, por danos morais, é de cem mil reais. O filho do casal foi internado no Hospital de Clínicas, que é mantido pela UFPR, para o tratamento de um câncer.

De acordo com a decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o hospital teve responsabilidade no falecimento do paciente uma vez que os médicos do hospital convenceram o casal a adquirir um medicamento não aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), denominado Foscavir.

O casal apontou que, além da insistência na utilização de remédio sem registro na ANVISA, ocorreram duas negligências por parte da equipe do hospital que levaram o filho a óbito: a injeção de alimento pelas vias sanguíneas e a aplicação errada da medicação adquirida. Eles afirmam que o medicamento em questão só pode ser ministrado com hidratação simultânea, por aplicação de soro, e isso não ocorreu, pois a médica responsável pelo tratamento não fez a ressalva no prontuário do paciente.

Dessa forma, alegaram que uma enfermeira do hospital acabou fazendo a aplicação errada, ocasionando diversas crises renais que levaram ao falecimento da criança. Inicialmente, a ação de indenização era de 500 mil reais para cada um dos pais, no entanto, a 1ª Vara Federal de Curitiba julgou o pedido parcialmente procedente, condenando os réus ao pagamento por danos morais aos pais do menino, mas reduzindo o valor total para R$ 100 mil, a ser dividido entre o casal. Tanto os autores quanto a UFPR recorreram da decisão da primeira instância ao TRF4 pleiteando a reforma da sentença.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem