UFPR faz bancas de validação para cotas nesta semana

 UFPR faz bancas de validação para cotas nesta semana

Foto: André Filgueira/UFPR

As bancas de validação para as cotas do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam nesta segunda-feira (13) e seguem até sexta (17). Neste ano, o processo acontece de forma virtual. Todos os inscritos nas cotas para pessoas com deficiência, pretos, pardos ou indígenas passarão pelo crivo das comissões específicas de validação. As datas e horários das bancas estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

Leia também: Vereadores aprovam projeto de cotas para negros e indígenas em concursos públicos de Curitiba

Bancas de validação

Desde o vestibular de 2017 a UFPR realiza as bancas de validação antes das provas. Dessa forma, caso os candidatos inscritos não tenham a autodeclaração aceita, ainda podem ser remanejados para outras categorias de concorrência. No caso dos candidatos inscritos para cotas de pretos e pardos, a comissão avalia a correspondência dos traços físicos. Para deficientes e indígenas, são avaliados laudos e documentos.

As bancas de validação de cotas acontecem de forma virtual e os candidatos devem ficar atentos às regras previstas no edital. Entre elas, providenciar um ambiente com boa iluminação no rosto, assegurar que tenha uma conexão estável com a internet e obedecer às instruções dos membros da banca.

O Vestibular 2021/2022 da UFPR acontece em fase única no dia 13 de fevereiro. Apenas aqueles que disputam uma vaga para o curso de Música retornam no dia seguinte para a prova de habilidades específicas. Ao todo, mais de 42 mil candidatos vão concorrer às 5.376 vagas para 126 cursos de graduação distribuídos pelas seis unidades da Universidade Federal do Paraná.

Reportagem Ângelo Sfair.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.