UFPR inaugura superintendência de políticas de inclusão e diversidade

 UFPR inaugura superintendência de políticas de inclusão e diversidade

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: divulgação/UFPR)

Uma estrutura dedicada à inclusão e à diversidade foi criada na Universidade Federal do Paraná para concentrar as políticas da instituição na área. A UFPR é pioneira na adoção de políticas de inclusão entre as universidades brasileiras. Foi uma das primeiras a implantar o sistema de cotas e o acolhimento de refugiados.

A partir desta quinta–feira (28) a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) passa a ser a responsável por projetos de promoção da igualdade e proteção dos direitos humanos no âmbito da universidade. Escolhido para ser o primeiro a ocupar o cargo de superintendente do novo setor, o professor Paulo Vinícius Baptista da Silva diz que a criação da nova estrutura é a continuidade de um processo de sistematização e aprofundamento das políticas da UFPR para a inclusão e diversidade.

A criação da nova superintendência foi aprovada pelo Conselho de Planejamento e Administração da UFPR (Coplad) em novembro de 2017, depois de um processo de debate que envolveu todos os setores da instituição. A superintendência é responsável por propor, fortalecer e concretizar políticas de promoção de igualdade e de defesa dos direitos humanos.

O superintendente professor Paulo Vinícius Baptista da Silva tem uma trajetória reconhecida na área. Vinculado ao Departamento de Educação e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro–Brasileiros, ele se dedica principalmente a temas ligados a relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância e políticas para a infância.

Paulo Vinícius participou ativamente das discussões sobre a implantação das cotas na Universidade Federal do Paraná e nos dois últimos anos presidiu a Comissão de Validação da Autodeclaração de Raça/Cor da UFPR, um trabalho que se tornou referência nacional.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem