CuritibaGeral

UFPR lança observatório contra violência sexual

A iniciativa surgiu do projeto de extensão com foco em crimes cibernéticos

 UFPR lança observatório contra violência sexual

Foto: André Filgueira/UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lança nesta quarta-feira (22) o Observatório Proteca, voltado para o combate da violência sexual de recém-nascidos, crianças e adolescentes. A iniciativa surgiu do projeto de extensão Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes – com foco em crimes cibernéticos. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e responde a um edital da Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Segundo os dados divulgados pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em outubro indicam que entre 2017 e 2020, 180 mil brasileiros de 0 a 19 anos sofreram violência sexual, uma média de 45 mil por ano. Um terço das vítimas é de crianças de até 10 anos. Oitenta por cento das vítimas de violência sexual são meninas. Para elas, um número muito alto de casos concentra-se no período dos 10 aos 14 anos de idade. Para os meninos, o crime é mais frequente na infância, especialmente entre os 3 e 9 anos de idade.

A maioria dos casos de violência sexual contra meninas e meninos ocorre na residência da vítima. De acordo com a Coordenadora do Observatório, Professora Elenice Novak, o observatório deve agregar instituições públicas, privadas e organizações sociais.

O lançamento do Observatório Proteca será nesta quarta-feira (22), às onze horas da manhã, na Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, na Avenida Prefeito Lothário Meissner, 623, Jardim Botânico, Curitiba

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

Escola de Dança começa nova temporada do Guaíra para Todos

O programa leva espetáculos para diferentes escolas da rede estadual de Curitiba e RMC

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

Elizabeth Jobim, filha de Tom Jobim, chega ao MON

A artista carioca já expôs nos principais museus do Brasil e do mundo

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

Transporte com ônibus elétrico será testado no aeroporto Afonso Pena

O veículo com autonomia de 250 km tem capacidade para transportar 80 pessoas

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Prefeitura lança Campanha do Agasalho 2024

Objetivo da é garantir que moradores de rua possam se manter aquecidos durante o Inverno