CuritibaGeral

UFPR lança sistema de monitoramento de políticas públicas étnico-racial

Sistema oferece tabelas e gráficos, com dados e indicadores de plataformas como o CadÚnico

 UFPR lança sistema de monitoramento de políticas públicas étnico-racial

Foto: Divulgação UFPR

Um sistema de monitoramento de políticas públicas com recorte étnico-racial foi lançado no Brasil. A ferramenta, divulgada neste ano, é resultado de uma parceria do Centro de Computação Científica e Software Livre da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Sistema de Monitoramento de Políticas Étnicos-Raciais (Simope) reúne dados e indicadores de diversas plataformas como o CadÚnico, do Ministério da Cidadania, o Censo Escolar e o Censo da Educação Superior do Inep, da Funai, Incra e diversas outras bases de dados. O professor da UFPR e pesquisador, Marcos Sunye, participou do projeto e explica que ele engloba informações coletadas desde 2010.

O sistema possui um Guia de Orientação de Uso, que oferece em formas de tabelas e gráficos a evolução, por exemplo, do sistema de cotas para a população negra nas instituições de ensino superior. O especialista relata que o projeto facilita a consulta de dados e acompanha a presença territorial de comunidades quilombolas e indígenas.

Para que possa ser uma ferramenta contínua de avaliação, os pesquisadores desenvolveram ainda uma plataforma que permite atualização constante, integrada às bases de dados utilizadas. Ainda, na plataforma, é possível observar a participação dos estados e municípios no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), e informações a respeito de projetos como editais públicos, emendas parlamentares, entre outros. São seis linhas de pesquisa ativas, todas elas com diversos projetos em andamento ou já concluídos, os quais se encontram em uso pelas empresas ou órgãos solicitantes: Ciências Forenses Computacionais; Inteligência Artificial Aplicada; Medicina Assistida por Computação Científica; Preservação Digital; Sistemas Computacionais Avançados; Sistemas para Informática na Educação.

Os projetos realizados pelo grupo de pesquisadores são direcionados para a inclusão digital, buscando sempre beneficiar a sociedade brasileira de maneira geral. Assim, todo pacote de software que resulta destes estudos é publicado em forma de software livre. Acesse aqui: https://simope.mdh.gov.br/.

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.