UFPR repudia atos de vandalismo registrados após encerramento de ato antirracismo

 UFPR repudia atos de vandalismo registrados após encerramento de ato antirracismo

(Foto: divulgação/UFPR)

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) repudiou oficialmente os atos de vandalismo registrados após o encerramento do ato antirracista que aconteceu ontem ( 1º) em Curitiba. A instituição também esclareceu que não teve nenhuma relação oficial com a manifestação, cuja concentração aconteceu em frente ao prédio histórico da Praça Santos Andrade.

O reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, disse em entrevista à BandNews FM que as pessoas não podem confundir a praça pública com a instituição. O professor lembra que a praça é um palco tradicional de protestos desde o início do século 20 e que já recebeu manifestações de diversas vertentes sociais e políticas. Ele reforçou que a UFPR repudia atos de violência.

O ato antirracista reuniu centenas de pessoas em Curitiba e transcorreu, sobretudo, de forma pacífica. Não houve estimativa de público por parte do movimento ou da Polícia Militar.

A manifestação foi convocada na esteira no movimento Black Lives Matter – vidas negras importam –, que ganhou força em todo o mundo após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos. O homem negro morreu após ser imobilizado e asfixiado por um policial de Minneapolis. O agente do Estado manteve o joelho pressionado ao pescoço da vítima por pelo menos oito minutos, apesar da revolta e dos alertas da população que testemunhou o caso.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem