Última torre da Avenida das Torres deve ser desmontada nessa semana

 Última torre da Avenida das Torres deve ser desmontada nessa semana

Foto: Arnaldo Alves/ANPr

A Avenida das Torres sem torres. A última das 25 grandes estruturas de metal que serviam de suporte para a linha aérea de transmissão de energia elétrica da avenida Comendador Franco deve ser desmontada nesta semana.

Nas pouco menos de cinco décadas de existência da via, as torres emprestaram o nome ao principal corredor de ligação entre as cidades de Curitiba e São José dos Pinhais. Mas nos últimos meses, desde de novembro, a paisagem da avenida foi se modificando.

Da altura da comunidade Vila das Torres até São José dos Pinhais, só o que se vê é o canteiro central da via de 18 quilômetros de extensão. A remoção das estruturas também deixou mais evidente a arquitetura do viaduto estaiado, que fica no cruzamento da Avenida das Torres com a rua Coronel Francisco H. dos Santos e que liga o Cajuru e o Jardim das Américas ao Uberaba e Hauer.

Apenas uma torre e alguns dos chamados “superpostes” ainda estão em pé, na região do bairro Rebouças. A linha de transmissão foi desligada e deslocada provisoriamente, até seja construída uma linha subterrânea de transmissão, também de alta tensão, mas com estrutura para operar com a capacidade máxima.

A linha antiga, que começou a ser instalada na década de 30, tinha, além das 25 torres, 20 superpostes e 42 quilômetros de cabos condutores elétricos. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) é a responsável pela obra de desligamento da linha aérea e de construção de uma linha subterrânea. O custo é de R$ 157 milhões.

A nova linha subterrânea vai ter oito quilômetros de extensão e vai ampliar a capacidade de operação de 69 kv para 230 kv. A estrutura vai conectar a já existente subestação Uberaba à subestação Curitiba-Centro, que está sendo construída ao lado do viaduto do Capanema. As obras de implantação da nova linha subterrânea devem ser concluídas em março de 2019.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem