Especiais

Único exemplar de Bonsai de Araucária no mundo é curitibano

 Único exemplar de Bonsai de Araucária no mundo é curitibano

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

As imponentes Araucárias que figuram as paisagens paranaenses ganharam uma versão mini. Uma só, mesmo. Com 95 centímetros de altura, um bonsai de Araucária chama atenção em meio a outras miniaturas de árvores na loja Bonsai Curitiba.

A planta, com 24 anos de idade, é resultado de pesquisa e muito trabalho do bonsaísta Renato Hoenig.

Foram 15 anos de trabalho até que a árvore tomasse a forma e o tamanho desejado. Depois disso, ele faz apenas a manutenção, com poda a cada dois anos. Até por isso, ela não produz pinhas, mas tem galhos e copa iguais aos das originais, que podem chegar a 25 metros de altura. Além de toda a dedicação, foi preciso também muita paciência.

Cultivar a “árvore em bandeja” é uma arte milenar. Não existem registros que comprovem exatamente como e quando a técnica surgiu. Apesar da associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade, foram os chineses os primeiros plantar árvores e arbustos em vasos de cerâmica.

Mas foi com a vinda do imperador do Japão, Jakihito, a Curitiba, que Renato se interessou pelo assunto. Ele viu em uma reportagem de tv a visita do nobre a uma chácara de bonsais em São José dos Pinhais. Mais tarde, um amigo renovou o desejo de conhecer melhor as plantinhas. O aprendizado foi autodidata.

A planta fica em exposição na loja que a irmã e a sobrinha de Renato mantém no bairro Capão Raso, em Curitiba. No local, outros exemplares de Bonsai estão à venda. Mas a de Araucária é intacta. Mesmo com ofertas de até R$ 25 mil, ele diz que não abre mão da miniatura.

Outras miniaturas da coleção particular de Renato estão em exposição na loja. Há tamanhos e formatos variados, inclusive uma plantinha com apenas 7 cm de altura. Mas a raridade paranaense é a que mais chama atenção dos visitantes.

(Foto: reprodução/Facebook)

Reportagem: Ana Flávia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair a doença

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba