Unidades de saúde do Paraná têm horário especial de atendimento neste sábado (13)

Foto: Secretaria da Saúde do Paraná
Foto: Secretaria da Saúde do Paraná

Todas as unidades de saúde do Paraná vão ter horário especial no próximo sábado (13). O atendimento vai ser ampliado, ou seja, vai funcionar durante todo o dia, por causa do Dia D da vacinação contra a gripe – que acontece em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação nacional tem como objetivo atingir uma parcela maior da população, já que faltam apenas 15 dias para o término da campanha de imunização contra a doença.

De todos os estados do Brasil, o Paraná foi o que registrou maior número de pessoas imunizadas. Desde o dia 17 de abril – quando iniciou a campanha – até o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 53% da população-alvo paranaense foi vacinada. Quase um milhão e quinhentas pessoas que fazem parte do público-alvo já foram imunizadas.

O grupo prioritário do estado chega a mais de dois milhões e duzentas pessoas e é composto por idosos, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, indígenas, portadores de alguma doença crônica, profissionais de saúde e professores da rede pública e privada.

Em todo o país, cerca de 13 milhões de pessoas foram vacinadas. No entanto, o grupo prioritário é composto por mais de 54 milhões de pessoas – o que significa que apenas 27,5% do público-alvo brasileiro recebeu a vacina contra a gripe.

De acordo com o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, a vacina leva 15 dias para fazer efeito. Por causa do período de sazonalidade, que já começou, a procura pela imunização deve ser rápida.

A gripe pode ocorrer ao longo do ano, no entanto, a doença é mais frequente nos períodos sazonais – inverno e temperaturas baixas, como explica o otorrinolaringologista Diego Malucelli.

De acordo com o diagnóstico da gripe, a doença é considerada aguda, além de prejudicar as vias respiratórias. De acordo com Diego Malucelli, o organismo é infectado pelo vírus influenza.

Os públicos com melhores coberturas vacinais registradas no Paraná são mulheres com até 45 dias após o parto, com 66% e idosos, com 62%. Até agora, apenas 35% das crianças paranaenses foram imunizadas. Para receber a dose da vacina, é preciso levar um documento com foto e a carteira de vacinação (no caso de crianças). A Secretaria de Saúde orienta que pessoas com histórico de alergia a ovo não podem receber a imunização.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem