Universitários da PUCPR são selecionados para Projeto Rondon, que será realizado no nordeste do País

 Universitários da PUCPR são selecionados para Projeto Rondon, que será realizado no nordeste do País

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Universitários de uma instituição paranaense foram selecionados para participar de uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa. É o Projeto Rondon, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida em comunidades carentes, por meio das habilidades que são desenvolvidas nas universidades.

Neste ano, as atividades serão realizadas no mês de julho e vão contar com a participação de 18 estudantes da PUCPR, que inscreveram propostas selecionadas pelo projeto. Os acadêmicos foram divididos em grupos como: meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho; cobertura jornalística e produção de conteúdo – o que ocorre pela primeira vez.  Doze cidades do Piauí, no nordeste brasileiro, serão atendidas pelo projeto.

O professor Marcos Zablonski, responsável pela coordenação das equipes da PUCPR, explica que o projeto é baseado na contribuição que os estudantes podem trazer às regiões que tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

Os jovens que integram o projeto têm a possibilidade de conhecer novas realidades. Levando à campo o que aprenderam em sala de aula, eles conseguem desenvolver iniciativas inovadoras.

As consequências das ações nas cidades são significativas. Como os estudantes procuram capacitar os gestores, os líderes comunitários e os moradores que buscam nas oficinas uma oportunidade de aprender, o efeito acaba sendo multiplicador.

Reportagem: Juliana Goss

(Foto: divulgação)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem