UPA da Cidade Industrial deve ser reaberta em abril

 UPA da Cidade Industrial deve ser reaberta em abril

Foto:Joel Rocha/SMCS

Foto:Joel Rocha/SMCS

A Unidade de Pronto Atendimento da Cidade Industrial de Curitiba deve ser reaberta em abril. Isso se não houver nenhuma nova decisão judicial que envolva a UPA. A previsão é da Secretaria Municipal de Saúde e foi feita porque a liminar que suspendia o edital de terceirização de serviços da saúde da cidade foi anulada. Com isso, o processo de reabertura da UPA foi retomado. Segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, a prefeitura vai analisar agora as propostas das empresas.

A decisão foi concedida pelo desembargador Carlos Mansur Arida, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, no dia 24 de janeiro. O edital que havia sido suspenso em novembro do ano passado, pretendia selecionar pessoas jurídicas para se qualificarem como Organização Social na área de saúde e eventualmente serem contratadas para gerenciamento de Unidades de Pronto Atendimento. Na época, o juiz Eduardo Lourenço Bana, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, alegou a que a privatização desses serviços de saúde “viola diversos dispositivos legais e constitucionais, além de colocar em risco a qualidade da prestação de serviço público de saúde, no que se refere ao atendimento de usuários em situações de urgência e emergência”. A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público do Paraná, após denúncia feita por vereadores da oposição e independentes da Câmara de Curitiba. A prefeitura recorreu.

Na decisão de Arida, o desembargador argumentou a favor das Organizações Sociais afirmando que “é possível entender como plausíveis os motivos arguidos pela municipalidade sobre a necessidade de implementação de um modelo alternativo ao já existente, no tocante específico à UPA CIC, como forma de se obter uma experiência com um novo modelo de gestão”. A Comissão de Qualificação do processo está avaliando os documentos de nove empresas que responderam ao edital com o intuito de se qualificarem como OSs. Essa análise deve ser concluída até a semana que vem.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem