Urbanismo recebe abaixo-assinado contra obras na Arthur Bernardes
Trabalhos envolvem o corte de 237 árvores
O abaixo-assinado com mais de cinco mil assinaturas contra o corte de 237 árvores na avenida Presidente Arthur Bernardes foi entregue à Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da Câmara Municipal de Curitiba. Moradores da região, entre os bairros Seminário e Vila Izabel, protestam há meses contra as obras do Programa de Mobilidade Mobilidade Urbana e Sustentável, para obras do novo Inter II. O documento entregue ao legislativo é uma iniciativa contra o impacto ambiental dos trabalhos e pede a paralisação das obras.
A engenheira e moradora da região Adriana Carneiro questiona onde as árvores retiradas serão replantadas. O Plano de Arborização de Curitiba prevê que, para cada árvore retirada, outras duas serão plantadas. No entanto, o projeto não especifica onde será a compensação.
A Câmara chegou a realizar uma audiência pública para debater a situação nesta semana. A principal crítica dos moradores é a falta de diálogo com a prefeitura. A reinvindicação será enviada pelo Legislativo ao Executivo. De acordo com Adriana, o objetivo do abaixo-assinado é conscientizar moradores.
As obras do Novo Inter 2 abrangem os bairros Vila Izabel, Capão da Imbuia, Xaxim, Boqueirão, Capão Raso, Mercês, Bom Retiro e Centro Cívico. O projeto foi iniciado em novembro do ano passado e deve ser concluído até maio de 2025. O projeto promete a melhora de cerca de 38 km do itinerário das linhas Inter 2 e Interbairros 2, com obras que incluem terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, paisagismo, ciclovias, faixas exclusivas para o transporte coletivo e a distribuição de fibra óptica. O impacto deve atingir mais de 580 mil moradores, dos quais mais de 180 mil passageiros por dia útil.
A reportagem da BandNews FM aguarda um retorno da prefeitura sobre o abaixo-assinado.
Reportagem: Larissa Biscaia