URBS monitora dados de ocupação do transporte coletivo de acordo com os setores econômicos na cidade

 URBS monitora dados de ocupação do transporte coletivo de acordo com os setores econômicos na cidade

Foto: Rodrigo Fonseca/ CMC

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O comércio e os serviços são as atividades econômicas que mais impactam o transporte coletivo nos horários de pico. Uma pesquisa realizada pela Urbanização de Curitiba, empresa que opera o transporte coletivo na capital paranaense, cruzou os dados do uso de vale-transporte por empregados e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE das empresas, e descobriu que o setor de serviços, às 7hs da manhã, responde por cerca de 58% do total de passageiros que usam o transporte coletivo no horário.

Nesse mesmo horário, o comércio responde por 17% da ocupação do transporte e as pessoas físicas são 15% do número de passageiros. Outras atividades como indústria, serviços públicos e agronegócio somados respondem por cerca de 8,8% dos passageiros que estão no transporte no pico da manhã.

Às cinco da tarde, começo do pico da noite, novamente o setor de serviços é o que leva mais passageiros para o transporte coletivo em Curitiba. Nesse horário, o setor responde por 57% da ocupação do transporte, seguido pelo comércio, com 17%, as pessoas físicas são 16% do número de passageiros nos ônibus durante o pico. A indústria responde por 4,4% da ocupação, o serviço público por 3,4% e o agronegócio por 1% do número das pessoas nos ônibus.

Foram analisadas 48 mil empresas por atividade econômica e o comportamento de seus funcionários entre os meses de maio e junho. O mapeamento foi encerrado no último dia 16 de junho e vai ajudar a regular o horário de funcionamento de setores econômicos em Curitiba para manter o sistema de transporte coletivo operando sem aglomerações.

De acordo com a URBS, a ferramenta de BI (Business Intelligence) pode simular situações e escalonamentos para diminuir o número de passageiros no transporte nos horários de pico.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem