PolíticaEleições 2018

Urnas contestadas representam 0,009% dos votos no Paraná

 Urnas contestadas representam 0,009% dos votos no Paraná

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

Oito urnas eletrônicas utilizadas no primeiro turno das eleições deste ano passam hoje (19) por uma auditoria na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba. Além de auditores do TRE, participam integrantes da OAB, da Procuradora Eleitoral, peritos contratados por partidos políticos e outros representantes da sociedade civil. A auditoria foi solicitada pela Comissão Provisória do PSL, do candidato à presidência Jair Bolsonaro.

O pedido foi feito após relatos de que as urnas concluíram o processo de votação “imediatamente após a digitação dos dois números para candidato à presidência da República, supostamente sem que o eleitor digitasse a tecla confirma”. 

A verificação começou por uma urna que foi utilizada em uma seção eleitoral da Universidade Positivo, a 664. Os dados foram copiados antes da reinicialização e entregues à Policia Federal. Para isso, foram removidos oito lacres: três do micro-terminal, um do gabinete da urna, dois das portas USB traseiras, um na mídia de resultado e um na flash externa, que é uma mídia de votação.

Depois, a urna é reinicializada e passa pelo procedimento de votação para constatar que o funcionamento é regular.

Entre as pessoas que acompanham essa auditoria, está um perito contratado pelo PSL e um grupo de advogados voluntários que atende eleitores que questionaram o procedimento. Um representante da Organização dos Estados Americanos, a OEA, também acompanha o procedimento. Aproximadamente 800 reclamações foram registradas em atas por suspeitas de problemas em urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições deste ano no Paraná. Somadas, as reclamações, que também envolvem casos como problemas com títulos de eleitor, entre outros, representariam apenas 0,012% do total de votos.

A auditoria é apenas mais uma entre outras já feitas. Esta serve para provar a origem das dúvidas levantadas pelos autores das denúncias. Os auditores deverão responder a uma pergunta: os problemas apontados pelos eleitores foram recorrentes de algum tipo de prova? No Paraná, foram 29 impugnações (contestações) de urnas em um universo de 32 mil, o que significa menos de 0,009%. Menos de uma em mil. Dessas 29 reclamações, a maioria está no interior.

Aqui (em Curitiba) foram efetuadas reclamações referentes a seis urnas, mais duas de Santa Catarina. Essas sete urnas tem o mesmo problema (relatado) no interior. Portanto, as perícias nessas urnas vão ser consideradas inclusive para o resto do Brasil, principalmente aquele que o eleitor votou e achou que não finalizou o voto.

Em todas as urnas verificadas todos os votos foram computados. No primeiro caso vistoriado, 167 votos dos 170 foram para o candidato Bolsonaro que contestou a eficácia da urna. Em meio à onde de “fake news” que tomou conta do país no período eleitoral, o TRE destaca que a auditoria é importante provar a lisura do processo eleitoral.

Reportagem: Narley Resende

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)
(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem