PolíticaEleições 2018

Urnas eletrônicas começam a ser lacradas para as eleições

 Urnas eletrônicas começam a ser lacradas para as eleições

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

A Justiça Eleitoral do Paraná começa, nesta sexta-feira (21), a lacrar as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro. No Estado serão pouco mais de 26 mil seções eleitorais. Destas 23.069 seções terão biometria, o que representa 88,32%, e outras 3.050 vão trabalhar com a votação tradicional, cerca de 11,68%. Em todo o Paraná pouco mais de 7 milhões 164 mil eleitores fizeram o cadastramento biométrico. Dos 399 municípios paranaenses, 281 já trabalham com a tecnologia.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), a auditoria para verificação do funcionamento das urnas será realizada nos mesmos dias e horários da votação oficial, ou seja, no dia 07 de outubro, data do primeiro turno e no dia 28, data do segundo turno, se houver. Segundo o TRE, os trabalhos de auditoria podem ser acompanhados por fiscais de partidos políticos, coligações, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por entidades representativas da sociedade.

O Tribunal divulgou nesta quinta-feira (20), a lista oficial com os candidatos do Estado. Ao todo, serão 1.245 candidaturas registradas nas urnas. Entre os 10 candidatos ao Governo do Paraná, dois são aptos a concorrer, mas ainda aguardam julgamento. Já para o Senado, são 14 candidatos que tentam as duas vagas desta eleição. Sendo que dois devem ir para as urnas ainda com julgamento pendente na Justiça Eleitoral.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem