Uso de aquecedores exige cuidados para evitar acidentes

 Uso de aquecedores exige cuidados para evitar acidentes

Foto: Orlando Kissner/SMCS (Arquivo)

Foto: Orlando Kissner/SMCS (Arquivo)

Com a chegada de temperaturas mais baixas, o uso dos aquecedores de ar é mais frequente. Mas ele requer alguns cuidados. A coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba divulgou um alerta com dicas para evitar acidentes com a utilização do equipamento. Uma delas é manter o ar circulando, mesmo com o aquecedor ligado. Uma pequena fresta de janela ou porta são suficientes.

Segundo o chefe de planejamento da defesa civil, Marcelo Santos, cada equipamento exige um tipo de cuidado diferente.

As temperaturas costumam ser ainda mais baixas durante a noite. Mas manter os aquecedores ligados nesse período enquanto a família está dormindo pode ser perigoso. A dica é aquecer o ambiente, mas desligar o equipamento antes de pegar no sono.

O mesmo vale para os lençóis térmicos, que devem ser desligados antes de dormir. E eles não devem ser usados em camas de crianças que usam fralda, para evitar que um possível vazamento cause um acidente.

Vale também lembrar que soluções caseiras, como lareiras feitas com álcool de forma artesanal, não são recomendadas. Além da atenção com os equipamentos, o cuidado com a saúde também deve ser redobrado. Com o frio, o ar fica mais seco. O aquecedor acaba tirando ainda mais a umidade do ar, o que pode prejudicar as mucosas nasais. E algumas dicas bem simples podem ajudar a prevenir doenças e deixar o ambiente mais agradável.

É o que ensina o otorrinolaringologista Paulo Mendes.

É sempre bom destacar que em casos de sintomas de irritação, sangramento ou dor, um médico precisa ser consultado para indicação do medicamento correto.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem