Uso de canudos plásticos pode ser proibido em Curitiba

 Uso de canudos plásticos pode ser proibido em Curitiba

(Foto: Chico Camargo/CMC)

(Foto: Chico Camargo/CMC)

O uso de canudos plásticos pode ser proibido em Curitiba. Um projeto que prevê a determinação deve ir para votação na Câmara. Os canudinhos plásticos utilizados atualmente são feitos com materiais não biodegradáveis, e alguns ainda protegidos por outra embalagem plástica.

Segundo a autora do projeto, a vereadora Maria Letícia, a proposta pretende conscientizar a população sobre os riscos causados ao meio ambiente pelo excesso de plásticos.

Em alguns estabelecimentos, os funcionários já dão a opção se o cliente quer ou não usar o canudo. Ela afirma que o setor que fabrica esse material, como esperado, é o mais resistente a medida.

Em Londrina, no norte do Paraná, a Câmara Municipal aprovou nesta semana um projeto parecido. Agora a medida segue para sanção ou veto do prefeito, Marcelo Belinati. Se aprovada, a lei começa a valer a partir de 180 dias após publicação no Diário Oficial.

Quem não cumprir a proibição pode receber uma advertência, e em caso de reincidência pagar uma multa que vai de R$ 250 a mil reais. Desde junho, o uso de canudo é proibido no Rio de Janeiro. Agora, quem quiser usar canudo, pode optar pelas versões em inox e vidro.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem