Uso de equipamentos a gás no inverno exige cuidados especiais

 Uso de equipamentos a gás no inverno exige cuidados especiais

Foto: Divulgação/Compagas

Foto: Divulgação/Compagas

Durante o inverno o uso de equipamentos a gás aumenta, por causa de banhos quentes, lareiras e aquecedores, e com isso os cuidados devem ser redobrados. Para manter o calor dentro de casa, é normal que as pessoas deixem portas e janelas fechadas por mais tempo, o que não é recomendado. Ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro, este gás é de difícil percepção e sua inalação pode ser fatal.

O gerente comercial da Compagas (Companhia Paranaense de Gás), Mauro Melara, conta que o indicado é instalar os aquecedores a gás na área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa.

Além de manter a ventilação permanente no ambiente em que o aquecedor estiver instalado, é preciso que a manutenção dos equipamentos seja realizada periodicamente, de acordo com as indicações do fabricante e por empresas credenciadas.

De acordo com a Compagas, uma dica para verificar se o equipamento está funcionando de forma adequada é observar a cor da chama, que deve ser azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), é preciso chamar um profissional qualificado para revisar o equipamento e a ventilação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem