CuritibaGeral

Máscaras em locais fechados voltam a ser recomendadas

Outra medida é a renovação automática, por mais 60 dias, de medicamentos de uso contínuo

 Máscaras em locais fechados voltam a ser recomendadas

Foto: Reprodução/Internet

O uso de máscaras em locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas voltou a ser recomendado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A recomendação acontece por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19 ao mesmo tempo em que o sistema de saúde enfrenta pressão pelo aumento do atendimento por outras doenças respiratórias. A indicação do uso da máscara vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros. Permanece, ainda, a indicação já em vigor para uso desse equipamento de proteção em estabelecimentos de saúde e pelas pessoas com sintomas respiratórios (independentemente do local). Segundo a secretária municipal da saúde, Beatriz Battistella Nadas, novas variantes estão contribuindo para aumento de casos da doença.

Além da volta das máscaras, a Secretaria Municipal da Saúde determinou que todas as unidades de saúde passem a realizar o chamado atendimento em “Y”: um fluxo exclusivo para casos respiratórios e outro separado para as demais situações. O modelo foi amplamente usado durante a pandemia. As unidades de saúde passam a atender apenas casos mais urgentes.

Outra medida é a renovação automática, por mais 60 dias, das prescrições de medicamentos de uso contínuo. Neste sábado (21/5), dez unidades também estarão disponíveis para o pronto atendimento de casos leves e moderados.

Reportagem Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba interrompe campanha contra covid para maiores de 12 anos

Curitiba interrompe campanha contra covid para maiores de 12 anos

Retomada da vacinação depende da remessa de novas doses do Ministério da Saúde

Apartamentos de um e dois quartos lideram vendas em Curitiba

Apartamentos de um e dois quartos lideram vendas em Curitiba

Os bairros mais procurados em fevereiro foram Centro, Água Verde e Campo Comprido