CuritibaGeral

Máscaras em locais fechados voltam a ser recomendadas

Outra medida é a renovação automática, por mais 60 dias, de medicamentos de uso contínuo

 Máscaras em locais fechados voltam a ser recomendadas

Foto: Reprodução/Internet

O uso de máscaras em locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas voltou a ser recomendado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A recomendação acontece por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19 ao mesmo tempo em que o sistema de saúde enfrenta pressão pelo aumento do atendimento por outras doenças respiratórias. A indicação do uso da máscara vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros. Permanece, ainda, a indicação já em vigor para uso desse equipamento de proteção em estabelecimentos de saúde e pelas pessoas com sintomas respiratórios (independentemente do local). Segundo a secretária municipal da saúde, Beatriz Battistella Nadas, novas variantes estão contribuindo para aumento de casos da doença.

Além da volta das máscaras, a Secretaria Municipal da Saúde determinou que todas as unidades de saúde passem a realizar o chamado atendimento em “Y”: um fluxo exclusivo para casos respiratórios e outro separado para as demais situações. O modelo foi amplamente usado durante a pandemia. As unidades de saúde passam a atender apenas casos mais urgentes.

Outra medida é a renovação automática, por mais 60 dias, das prescrições de medicamentos de uso contínuo. Neste sábado (21/5), dez unidades também estarão disponíveis para o pronto atendimento de casos leves e moderados.

Reportagem Lorena Pelanda

Band News Curitiba - 96,3 FM

Dengue: Paraná registra 5.528 novos casos e seis mortes

Dengue: Paraná registra 5.528 novos casos e seis mortes

Estado soma 65 óbitos e 110.120 casos confirmados

Sol predomina à tarde e eleva temperaturas em Curitiba; confira

Sol predomina à tarde e eleva temperaturas em Curitiba; confira

Em Curitiba, a temperatura é de 22ºC e mínima de 13ºC, sem previsão de chuva

Curitiba investiga caso da varíola dos macacos

Curitiba investiga caso da varíola dos macacos

Homem de 31 anos tem histórico de viagem ao estado de SP