CuritibaGeral

Máscaras em locais fechados voltam a ser recomendadas

Outra medida é a renovação automática, por mais 60 dias, de medicamentos de uso contínuo

 Máscaras em locais fechados voltam a ser recomendadas

Foto: Reprodução/Internet

O uso de máscaras em locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas voltou a ser recomendado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A recomendação acontece por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19 ao mesmo tempo em que o sistema de saúde enfrenta pressão pelo aumento do atendimento por outras doenças respiratórias. A indicação do uso da máscara vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros. Permanece, ainda, a indicação já em vigor para uso desse equipamento de proteção em estabelecimentos de saúde e pelas pessoas com sintomas respiratórios (independentemente do local). Segundo a secretária municipal da saúde, Beatriz Battistella Nadas, novas variantes estão contribuindo para aumento de casos da doença.

Além da volta das máscaras, a Secretaria Municipal da Saúde determinou que todas as unidades de saúde passem a realizar o chamado atendimento em “Y”: um fluxo exclusivo para casos respiratórios e outro separado para as demais situações. O modelo foi amplamente usado durante a pandemia. As unidades de saúde passam a atender apenas casos mais urgentes.

Outra medida é a renovação automática, por mais 60 dias, das prescrições de medicamentos de uso contínuo. Neste sábado (21/5), dez unidades também estarão disponíveis para o pronto atendimento de casos leves e moderados.

Reportagem Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.