NacionalGeral

Uso excessivo do celular por crianças pode desencadear fobia

Patologia decorre da ansiedade e do medo de perder o acesso ao aparelho

 Uso excessivo do celular por crianças pode desencadear fobia

(Foto: Freepik)

O uso excessivo do telefone celular por crianças pode desencadear quadros de ansiedade e uma fobia de ficar sem o aparelho. A nomofobia, que deriva da expressão inglesa no-mobile-phone phobia, é uma patologia clínica que decorre do medo das crianças de perder o acesso ao celular; e com isso, a possibilidade de checar as redes sociais, conferir notificações, enviar mensagens, ou de usar a aparelho para jogos.

O transtorno preocupa especialistas e chama a atenção de pais reticentes em controlar o acesso dos filhos à tecnologia. A administradora Fernanda Barbieri é mãe de uma criança em idade escolar. Ela conta que tem adotado medidas para controlar a ansiedade da filha, reduzindo o uso dos eletrônicos.

A fobia de ficar sem o celular pode atingir também os adultos, mas nas crianças é mais grave, pois o cérebro delas ainda está em formação. Para o médico pediatra e professor universitário Eduardo Jorge Custódio, o uso excessivo do aparelho pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo dos menores.

Não há consenso dos especialistas em relação ao tempo ideal de exposição ao celular, pelas crianças. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a oferta de outras alternativas de entretenimento aos pequenos, como forma de substituir parte do período gasto com o celular. A instituição recomenda, ainda, o controle de tempo e de conteúdo consumido pelas crianças no uso do aparelho.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro

IBGE inicia venda do mapa-múndi com o Brasil no centro

Exemplares estarão disponíveis a partir desta terça-feira

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 66 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 66 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília)