Vacinação em escolas do Paraná é prorrogada
Foco é vacina da gripe, mas outros imunizantes do calendário nacional também são disponibilizados
A campanha de vacinação nas mais de 3 mil escolas estaduais e municipais do Paraná foi prorrogada até 31 de agosto. O anúncio foi feito na quarta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A ação foi iniciada em 5 de agosto com o objetivo de ampliar a imunização de crianças, adolescentes e jovens matriculados nas instituições dos 399 municípios do estado, inclusive creches e berçários.
O foco permanece na vacina contra a Influenza, mas outros imunizantes do Calendário Nacional também estão disponíveis: por exemplo, pentaval\ente, pneumocócica 10, poliomielite, DTP e HPV. O secretário estadual de Saúde, César Neves, reforça que é preciso conscientização por parte dos responsáveis.
Um balanço das vacinas aplicadas até o momento nas escolas ainda não foi divulgado pela Sesa. Para ter acesso ao imunizante, é preciso que pais ou responsáveis assinem um termo de autorização para a vacina. Com o consentimento, as equipes de saúde avaliam a carteirinha do estudante para determinar quais vacinas podem ser aplicadas e realizam a imunização dentro das escolas.
Reportagem: Bárbara Hammes