ParanáGeral

Vacinação infantil: apenas 10% das crianças receberam a 1ª dose

O público de 3 e 4 anos tem a pior cobertura vacinal contra o coronavírus

 Vacinação infantil: apenas 10% das crianças receberam a 1ª dose

Foto: Gilson Abreu/AEN

Dados da plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, indicam que menos 10% das crianças com 3 e 4 anos foram vacinadas contra a covid-19 no Paraná. Passados 20 dias desde o início da imunização deste grupo, apenas 26.721 doses foram aplicadas em todo o estado. A Secretaria de Estado da Saúde, com base na estimativa do SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), esperava vacinar quase 310 mil crianças nesta faixa-etária. Cabe aos pais ou responsáveis legais levar os pequenos aos postos de saúde.

A Coordenadora do Serviço de Epidemiologia e do Centro de Vacinas do Hospital Pequeno Príncipe, pediatra Heloisa Giamberardino, destaca que as vacinas são seguras e fundamentais para evitar mortes:

A especialista, que é membro do Departamento de Imunizações na Sociedade Brasileira de Pediatria, reforça que as crianças dessa faixa-etária respondem bem às vacinas. Por isso, não há motivos para deixar de atender as convocações das secretarias municipais:

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde completou a convocação de todas as crianças de 3 e 4 anos no dia 1º de agosto. Na capital, a adesão desta faixa-etária à imunização está acima da média estadual, mas também preocupa. Segundo dados da prefeitura, até o início do mês, das mais de 44 mil crianças de 3 e 4 anos convocadas, apenas 5 mil tinham foram levadas aos postos de saúde para receber a primeira dose.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades